Saiba o que é ESG e a importância dela na arquitetura

A sigla ESG (environmental, social and corporate governance), que se traduz nos pilares ambientais, corporativos e sociais, vem se tornando um fator determinante para o futuro de empresas de todos os ramos, e na arquitetura não é diferente.

Isso se deve a importância que investidores e clientes têm colocado em companhias que seguem estes princípios, se tornando fator determinante na hora de comprar, contratar ou investir. Por isso, vale a pena ficar atento às definições e em como esses pilares podem moldar o futuro do setor.

As definições

O ESG nada mais é do que um padrão de ações para se alcançar a sustentabilidade a longo prazo, mais eficiência nas operações e credibilidade perante um mercado que se preocupa com as boas práticas profissionais, sociais e sustentáveis.

Ambiental

SumArchitecture_Sistema_ESG_2.jpg

No que tange o aspecto ambiental dentro do ESG, para o setor de construção e arquitetura, algumas atitudes devem ser tomadas para alcançar o reconhecimento sustentável, como a gestão adequada de energia, cuidados com poluição e resíduos, utilização adequada de recursos naturais, evitar riscos ambientais etc.  

Social

Já no social, as empresas têm o compromisso de olhar para a comunidade em que estão inseridas, para o capital humano que possuem e para as necessidades essenciais dos indivíduos, para assim manter a integridade da sociedade. Para isso, é importante obedecer às leis trabalhistas, prezar pela diversidade, investir em projetos sociais e respeitar as relações profissionais entre colaboradores, fornecedores e clientes.

Governança

Por fim, o pilar da governança se define pelo conjunto de processos e normas capazes de realizar uma administração transparente. Medidas como estrutura de compliance, planos de contingência para crises e canais de transparência e denuncia, fazem toda a diferença na hora de definir este aspecto.

Como implementar

Para aderir ao ESG e mostrar o comprometimento da sua empresa com as pautas definidas pela sigla, não basta apenas planejar, é preciso aplicar todos os seus conceitos, e isto requer a condução da alta administração da sua empresa.

Estabelecer bases firmes através de documentos referência, com detalhamento de diretrizes e indicadores palpáveis é o melhor caminho para uma adesão consolidada.

Certificações empresariais também podem ajudar a identificar o cumprimento dos requisitos do Sistema ESG. Para empresas do setor da construção, por exemplo, existem selos ambientais muito conhecidos e respeitados, como: Leed, Aqua, Procel, Edge, Well, Fitwell, entre outros.

Para aqueles que preferem centralizar a implantação de tais práticas, existem profissionais habilitados no assunto, arquitetos qualificados em arquitetura saudável, que fazem possível, de forma segura e eficiente, a conquista de todas as vantagens que a sigla pode oferecer.